O atendimento é realmente a “alma do negócio” e uma experiência ruim pode colocar tudo a perder.

Clientes satisfeitos são atendidos por funcionários educados, bem treinados e bem-humorados.

Para isso, a equipe da sua padaria deve gostar de trabalhar com pessoas e ter facilidade para lidar com situações atípicas que podem surgir no dia a dia. É preciso que o bom atendimento ao cliente faça parte da filosofia de todos na empresa.

Um investimento que traz um expressivo ganho de performance e qualidade no atendimento ao cliente, é a criação de um ambiente confortável que promova a satisfação física e emocional dos funcionários, onde eles se sintam motivados.

Para isso, crie um bom plano de cargos e salários, invista em metas, programas de reconhecimento e o que mais for possível.

Tenha um diferencial

De acordo com uma pesquisa feita pelaAbip,os produtos panificados mais consumidos no País são o pão doce comum (100%), pão de hambúrguer (77,8%), pão de queijo (71,1%), pão de leite (60,1%), pão francês (52%), hot-dog (43,8%) e bisnaga (39,8%).

Cada um desses produtos pode ser encontrado com facilidade em qualquerpadaria ou panificadora.

Portanto, para se destacar frente a clientela, é preciso oferecer algum diferencial. No entanto, engana-se quem acha que preço por si só já é um diferencial.

Este diferencial deve ser escolhido dentro dos pontos fortes da padaria. De nada adianta querer se destacar por algo que o seu estabelecimento ainda não possua prática. Pouco importa se a estrela da sua produção é o pão de queijo.

A tendência é investir em produtos saudáveis. Outra revolução que merece atenção é a criação de centrais de produção de pães congelados e pré-assados congelados, que podem ser vendidos a outras padarias e até mesmo clientes finais.

Ofereça um estacionamento

O conforto é essencial para quem pretende aumentar as vendas de sua padaria. Isso se deve ao fato de que, se a clientela possui facilidade em chegar e sair do seu estabelecimento com tranquilidade, ela dedica mais tempo dentro dele e, consequentemente, consome mais.

Além disso, é importante lembrar que um cliente só vai comprar muito se ele tiver condição de carregar todos os produtos sem dificuldades. Também é preciso ressaltar que o cliente só passará um tempo considerável dentro da suapadaria, consumindo os produtos, se tiver um lugar tranquilo e seguro para deixar o seu veículo.

Ouça a opinião dos clientes

A satisfação e a fidelidade dos clientes são dois fatores que estão interligados. Por este motivo, saber o que os seus clientes pensam é, igualmente, vital para o sucesso do negócio. Sendo assim, escute e incentive a avaliação do cliente.

Oferecer uma conexão à internet sem fio é praticamente um item obrigatório para qualquer estabelecimento comercial, principalmentebares, restaurantesepadarias, onde o cliente provavelmente se sentará para esperar pelo seu pedido.

Mas é preciso tomas cuidado com a qualidade do sinal que você irá oferecer já que o cliente quer uma internet disponível no mesmo instante em que ele queira acessá-la.

Para isso é importante cuidar para que os equipamentos e serviços sejam gerenciados por pessoas conhecedoras da área, de forma que garanta sua estabilidade e funcionamento.

Além disso, é preciso facilitar o acesso a rede. Nada de pedir o celular do cliente para escrever a senha da internet. Disponibilize placas de identificação, em locais bem visíveis, com o nome da rede e a senha de acesso.

Crie combos de produtos

Aqui a ideia é oferecer determinados produtos em conjunto, por um preço especial predeterminado. No café da manhã, por exemplo, você pode ofertar um pão de queijo junto e um suco de laranja, agregando valor à uma compra que seria praticamente ínfima.

Facilite a experimentação dos seus pães e bolos

Lançou um novo bolo? Mudou a receita do pão? Que tal deixar uma bandeja no balcão com pequenos pedaços para degustação? É muito mais fácil induzir à compra de um produto se o cliente souber que ele é realmente delicioso.

Aproveite e deixe os balconistas experimentarem seus pães e bolos também. Eles vão impactar muito mais os clientes se oferecerem produtos que gostem de verdade.

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